quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Livros digitais online para download

A leitura digital assume, cada vez mais, uma importância capital na definição do perfil do leitor moderno. A existência de e-readers e a possibilidade de acesso a obras completas em qualquer outro suporte digital têm contribuído para o desenvolvimento da procura e da oferta de livros digitais.

http://biblioo.info/wp-content/uploads/2014/10/Livro-digital-e-bibliotecas.jpg


Não só estes ocupam um menor espaço, como estão acessíveis de forma gratuita ou a preços mais baixos do que o livro em papel. O acesso a livros clássicos e contemporâneos, em português, inglês ou espanhol, entre outras línguas, está só à distância de um clique mas nem sempre acedemos a fontes que respeitam os direitos de autor e por vezes somos mesmo direcionados para sites oportunistas. Para que tal não aconteça, o jornal espanhol El Confidencial fez uma lista das melhores páginas para fazer o download legal de ebooks.


  • Se dominar a língua espanhola, as opções de escolha aumentam exponencialmente. A Casa del Librouma editora espanhola, tem disponível para download centenas de livros, inclusive o clássico dos clássicos de Cervantes, D. Quixote.
  • Até a multinacional Amazon oferece uma série de livros gratuitos, através da plataforma de auto-publicação da Kindle. Em português, encontramos os Contos, do Eça de Queirós, a custo zero, por exemplo. Se fizer uma pesquisa em inglês, com certeza que ainda vão aparecer mais títulos.
  • A plataforma Google Play, tal como a Amazon, tem centenas de livros gratuitos. É necessária uma pesquisa detalhada para fazer uma triagem de obras mais amadoras.
  • A principal rival da Amazon no mercado dos ebooks é a canadianaKobo, que está presente em Portugal em parceria com as lojas fnac. É possível encontrar centenas de livros grátis em português, principalmente de autores portugueses menos conhecidos.
  • Librodot.com é uma página com história, especializada em títulos de ficção, em particular no género de terror. São mais de 10.000 livros de 1000 autores diferentes.
  • Libroteca.net – Segundo a opinião do El Confidencial, a página Libroteca tem um dos arquivos mais interessantes disponíveis na internet –  inclui obras de autores galardoados com o prémio Nobel e outros autores contemporâneos menos conhecidos. Podemos encontrar ebooks em 11 línguas diferentes.
  • Projeto Gutenberg - Do ponto de vista da acumulação do conhecimento, trata-se de uma das iniciativas mais ambiciosas da internet, escreve o El Confidencial. Documentos, jornais, mapas históricos. Com mais de 40 mil livros disponíveis para download (muitos destes em português), merece a pena passar algum tempo a navegar no arquivo desta página.
  • BiblioEteca - Uma mistura de rede social e arquivo gratuito para viciados em livros, é uma forma de apresentar a BiblioEteca. A grande maioria das obras disponibilizadas neste arquivo são a custo zero e em espanhol.
  • Wikisource é uma espécie de Wikipédia para os livros sem direitos. O objetivo deste projeto é criar uma biblioteca virtual de obras que não tenham direitos de autor. De várias temáticas diferentes.
  • A OpenCulture é de todas as páginas a que tem uma seleção mais ligada à área da filosofia e do cinema. Apesar de todos os livros estarem em inglês, esta página destaca-se pela raridade dos mais de 700 títulos que oferece. Ideal para os mais aficionados no mundo literário.
  • projetoadamastor.org é um projeto exclusivamente português. Mário de Sá Carneiro, Eça de Queirós, Bernardo Guimarães, Florbela Espanca, Fernando Pessoa ou Machado de Assis, são alguns dos autores que é possível encontrar.
  •  O Luso-livros.net é outro projeto só com livros em português. À semelhança do projetoadamastor.org, disponibiliza muitos autores portugueses e brasileiros clássicos.

O Agrupamento de Escolas Leal da Câmara dispõe de uma biblioteca digital que disponibiliza o download de variadíssimos títulos, alguns de carácter comercial e outros em domínio público. É possível requisitar, para leitura domiciliária, para uso na escola ou em sala de aula, e-readers onde essas obras já se encontram disponíveis. Bastará requisitá-los junto da funcionária da biblioteca, conforme se requisita o objeto livro de papel. 

Em breve daremos mais notícias sobre outros modos de acesso às referidas obras.
Entretanto, boas leituras.


FONTE: http://observador.pt/2014/12/27/