terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Documentário "Os Impressionistas" - um olhar sobre o impressionismo na pintura

Título original: The Impressionists

Produção: BBC




Sinopse: 

Em três capítulos de 1h cada, a minissérie Os Impressionistas foi exibida pela primeira vez em abril de 2006, pela BBC. Em forma de documentário dramatizado, narra a história dos pintores impressionistas mais ilustres: Monet, Manet, Degas, Bazille, Renoir incluindo Cézanne, que não é exatamente definido como impressionista pelos críticos de arte, mas que inicia a carreira com fortes laços a esta corrente estética. A história é narrada pelo Velho Monet que, durante uma entrevista, vai contando a um jornalista e crítico de arte os principais momentos da sua vida, da sua carreira, das suas relações com os demais artistas do movimento, incluindo alguns aspectos particulares da vida e personalidade de cada um. Richard Armitage interpreta o Jovem Monet e constrói de forma brilhante a figura do artista. 

A produção recria cuidadosamente o ambiente artístico e social do final do século XIX. 


Elenco: 

Richard Amitage (Jovem Claude Monet) Julian Glover (Velho Claude Monet) Sebastian Armesto (Crítico de Arte) Crispin Bonham-Carter (Ambroise Vollard) Anthony Calf (Émile Zola) Charlie Condou (Renoir) Aden Gillett (Degas) Andrew Havill (Manet) James Lance (Bazille) Will Keen (Cézanne) Michael Culver (Pai de Cézanne) Ella Kenion (Suzanne Monet). 



O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na 

França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte 

moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, 

nascer do Sol (1872).


sunrisewu (1)


Características do impressionismo nas artes plásticas:


- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;

- Uso de técnicas de pintura que valorizam a ação da luz natural;

- Valorização da decomposição das cores;

- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;

- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.



Principais artistas impressionistas e obras mais conhecidas:


- Claude Monet : 

Estuário do Sena, Impressão, Nascer do Sol, Ponte sobre Hève na Vazante, Camille, O vestido verde, A floresta em Fontainebleu,  Mulheres no Jardim, Navio deixando o cais de Le Havre, O molhe de Le Havre.


- Edgar Degas: 

Retrato da família Bellelli, Cavalos de Corrida numa Paisagem, Cavalos de Corrida, Retrato de duas meninas, Paisagem, A banheira, A primeira bailarina.


- Pierre-Auguste Renoir: 

Mulher com sombrinha, O Camarote, Le Moulin de la Galette , Madame Georges Charpentier e suas filhas, Remadores em Chatou, Elizabeth e Alice de Anvers, A dança em Bougival, Mulher amamentando, As grandes banhistas, Menina com espigas, Menina jogando criquet, Ao piano, Odalisca, Retrato de Claude Renoir, Banhista enxugando a perna direita. 


- Édouard Manet: 

Os romanos, A decadência, O bebedor de absinto, Retrato do Sr. e Sra. Auguste Manet,  O homem morto,  A música na Tulheiras, Rapaz em costume espanhol, Almoço na relva, Olympia, A ninfa surpresa, A leitura, O tocador de pífano, A execução de Maximiliano,  Retrato de Émile Zola, Berthe Morisot de Chapéu Preto



terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Estudar a luz - espaço online de Físico-Química


Resultado de imagem para a luz física
A luz é um fenómeno estudado pela Física. A sua importância para a sobrevivência da espécie humana é fundamental. Foi a luz do Sol que originou a vida; foi a luz do fogo que iluminou os espaços escuros e que, paralelamente, protegeu o homem dos animais selvagens e do medo irracional provocado pela escuridão. Luz é o oposto de trevas. Na vida moderna, já não podemos prescindir da luz não natural, associada à energia elétrica ou a outras fontes de energia.
Para estudares a luz e a forma como a captamos, deixamos aqui a ligação para um espaço que pode ajudar-te a compreender este e outros fenómenos estudados pela Física.
http://www.aulas-fisica-quimica.com/8f_11.html

Desfruta-o!