quinta-feira, 8 de dezembro de 2016



Levantar a Voz pelos Direitos (de quem os vê cerceados)

Resultado de imagem para direitos humanos

Proporcionar aos alunos o exercício pleno da cidadania é uma das grandes metas da educação no nosso mundo. Se um jovem consegue tomar posição crítica sobre um assunto e tem voz para a fazer chegar onde o poder mora, então podemos dizer que a sua escolarização produziu os efeitos que devia.

Porém não basta ter voz. É preciso tê-la audível. E, para isso, basta o domínio das capacidades discursivas e treino, muito treino da oratória e da argumentação, de forma a persuadir e convencer o interlocutor.

Por escrito, a arte da oratória transcorre do manejo seguro das palavras certas para a situação certa, palavras a que foram associados os operadores argumentativos, (o advérbio certo para mostrar que "ainda não" ou que "já não", talvez até "nunca" e que certas coisas "jamais"), a organização dos parágrafos, o marcador discursivo certo, o sentido apontado à finalidade de um texto - seja ela qual for - porque quem o escreveu quer ser entendido, sem sombra de ambiguidade.

Essa pessoa és tu!

Aqui ficam duas oportunidades para ergueres a voz sobre os que a não têm:

Dossier sobre os Direitos dos Animais 

                            (para servir de base à elaboração de um texto argumentativo)



Foto da Internet sem indicação da autoria

Inspira-te e denuncia o abuso de animais!

BECKERT, Cristina, «Direitos dos Animais» in Dicionário de Filosofia Moral e Política, Instituto de Filosofia da Linguagem, http://ifilnova.pt/file/uploads/25c5fae4b67a96497b1478fe1defb3fb.pdf  AQUI

REAGAN, Tom, «10 razões PELOS direitos dos animais e a sua explicação e 10 razões CONTRA os Direitos dos Animais e as respectivas respostas que devemos fornecer como ativistas da causa» in http://www.abolicionismoanimal.org.br/artigos/10razes.pdf. AQUI

Subscritores da petição, blogue Petição Pública, AQUI.


Bloco de Esquerda, Dossier 173 - Direitos dos animais, blogue esquerda.net

Uma Carta pela luta dos direitos humanos

Annie Alfred










Annie Alfred
© LAWILINK/Amnesty International

Mande uma carta pela luta dos direitos humanos
visao.sapo.pt
Este ano, a iniciativa da Amnistia Internacional, Maratona de Cartas, apela à proteção de pessoas com albinismo no Malawi, ao perdão de quem agiu em defesa do interesse público nos Estados Unidos, ao direito à liberdade de expressão na Turquia e que fotografar não seja um crime no Egito.